quarta-feira, 6 de abril de 2011

Sorria, você está sendo manipulado!


Nessa minha primeira postagem vou falar sobre a influência da mídia na vida das pessoas. Peço que leiam e se gostarem ou não, comentem!

Atualmente, vivemos sob padrões impostos pela sociedade? - NÃO. Vivemos sob padrões e influências impostas pela mídia. A mídia impõe o que devemos vestir, fazer, comprar, pensar, ela nos diz indiretamente como devemos ser!
Nós somos influenciados diariamente. Como? vamos ver... Mulher bonita é aquela que tem um corpo escultural, e aí vamos começar uma dieta? vamos malhar?. Mulher bem vestida é aquela que usa roupas que estão na moda, e vemos diariamente programas que "arrumam" mulheres, mudam o visual, as roupas, os sapatos, etc.
Afinal, porque o que está na televisão é o certo, o jeito com que nos vestimos diariamente condiz com a nossa realidade, pois a mulher que na segunda-feira aparece com um vestido longo vermelho para apresentar um programa, não vai a escola levar seus filhos, não vai para a cozinha fazer o almoço e não faz faxina em sua casa.
No jornalismo, uma notícia dada pela Rede Globo de Televisão, mostra a notícia com um ponto de vista, e não tem um jornalismo imparcial. A Rede Record, só mostra fatos horríveis, desgraças, crimes, sabemos que essa é a realidade, mas também existem coisas boas para serem noticiadas.
Já as novelas, principalmente as voltadas ao público jovem, mais fácil de influenciar, dizem o que eles devem ser, como malhação e rebelde (que está sendo exibida pela record na versão brasileira). A novela, que tem a "função" de retratar fatos da realidade, mostra 95% das vezes, famílias ricas, adolescentes ricos e mimados, peraí, essa realidade não é a de quem assiste as novelas, e só de quem as faz. Um caso especial, foi a novela Caminhos das Índias, compare o cenário da novela com o do filme Quem Quer Ser Um Milionário.


O programa de humor Pânico na TV é um exemplo ótimo, tudo o que se fala ou faz no Pânico os jovens reproduzem no seu dia-a-dia, como a febre do antonio nunes, Ronaldo, dança do siri, ah moleque, entre tantos outros!
Os reality shows, são totalmente falsos, o BBB é totalmente manipulado, só entra quem tem ou já teve algum tipo de participação no meio artístico ou já se envolveu com alguém da emissora ou do meio.Um verdadeiro celeiro de mentiras. 
Enfim, a mídia "tenta" manipular nosso comportamento e estilo de vida de todas as maneiras, porém ela não é a vilã de tudo, pois ela impõe os padrões, segue quem quer. Basta ser inteligente o suficiente para selecionar do que a mídia transmite o que é bom para você. Você tem poder sobre suas escolhas, pensamentos e comportamento não se deixe influenciar!   

Matéria retirada do Jornal da Metodista



poder da Mídia

18.jpg
Os meios de comunicação influenciam váriosaspectos da nossa vida: comportamental, profissional, comercial. Desde programas de entretenimento até os mais informativos têm grande poder de persuasão e influenciam em nossas decisões. Novelas ditam modas, notíciascausam reviravolta nos mercados e na política, e a publicidade nos diz qual é o melhor produto a ser consumido.
O fato é que nem sempre estamos conscientes dessa “ditadura” que permeia nossas mentes e comportamento. O Jornal da Metodista saiu a campo para saber se as pessoas estão conscientes dessa realidade e se são submetidas ou não às regras impostas pela mídia.

VOCÊ ACHA QUE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO INFLUENCIAM NO COMPORTAMENTO DAS PESSOAS? EM QUE MEDIDA?
  • “Sim. Os meios de comunicação têm muita força hoje em dia. Acho que eles conseguem manipular e influenciar principalmente as comunidades carentes, eles dão uma opinião pronta a respeito de um determinado assunto e aquilo se torna verdade absoluta. Vejo mulheres na televisão se insinuando e acredito que essa seja uma das possíveis razões para vermos meninas tão jovens mães, elas vêem esse mundo como modelo de vida a ser seguido”.
Talita Mathias, aluna do 5° semestre de jornalismo

  • “Os meios de comunicação como: televisão, rádio e outdoor são reflexos dasociedade. Eu acredito que os meios podem ter alguma influência sim, mas não necessariamente mudam os hábitos das pessoas”.
Luciano Bonetti, prof. coordenador do curso de Comunicação Mercadológica

  • “Sim, eu acho que eles influenciam as pessoas, principalmente as de classe mais baixa, que só tem acesso a alguns meios de comunicação. Quem pode ler vários jornais, revistas, não é tão facilmente influenciado, porque percebe o que está por trás da notícia".
Marília Leonaldo, aluna do 4° semestre de Jornalismo

  • “Com certeza sim, os meios de comunicação influenciam tanto na forma direta, quanto na forma indireta. Acredito que eles fornecem alguns parâmetros sociais, culturais, políticos, que muitas vezes podem influenciar as pessoas, parâmetros estes que muitas vezes são copiados”.
Maria Antonia Chippari, professora do curso de Psicologia


Dica:
Vídeo do Youtube que trata desse assunto:






7 comentários:

adri_doce disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cores e Flores disse...

Ótima esta matéria Camila !Tbm acho que a mídia influencia as atitudes, as opiniões e muitas outras coisas nas pessoas.
Comportamento, moda, alimentação... enfim, concordo com o que você postou.

Você é muito inteligente e se sairia muito bem como jornalista.
Que acha da dica da tia Íria ?

Beijo e mais uma vez parabéns pela iniciativa positiva que teve

Anônimo disse...

Eu nao acho que na rede recod mostra so coisas horriveis, mostra muito documentarios sobre lugares de interior,realidades de pessoas que vivem um pouco distante desse meio muito urbano, mostra tambem sobre culturas diferentes que a sociedade nao olha. Ja a rede globo concordo realmente, nao mostra o jornalismo neutro, infelizmente isso acontece com as outras redes. Enfim, pra mim a midia influencia super diretamente a populaçao, pois nao tem jeito, deixa a pessoa com a visao feixada para os fatos, se a pessoa nao tiver uma mente de baixa influencia ela vai ser influenciada pelo oque ela achar razoavel, e as redes de tv infelizmente mostram o lado pelo qual ela quer e acha correto...

Anônimo disse...

gostei muitto do textoo
parabens

Anônimo disse...

A mídia atualmente, principalmente a rede globo, é o cúmulo da imundície que incentiva a humanidade autodestruir-se com a sua racionalidade dominada pela imundície da mídia.

Anônimo disse...

A mídia, principalmente a rede globo, é porta do inferno camuflado no ambiente de quem está assistindo ou prestando atenção.

Jair Bolsonaro 2018 disse...

Realmente, a mídia faz a minha caveira, mesmo eu sendo um homem honesto.